Professores em atividade nas redes pública e privada de ensino em todo o País já podem se beneficiar do Projeto Computador Portátil para Professores e adquirir um notebook de forma facilitada, ou seja, a baixo custo e em condições diferenciadas de financiamento.
O Projeto, uma iniciativa do governo federal para promover a inclusão digital dos professores e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no Brasil, existe desde agosto de 2008, quando seus procedimentos foram implementados para teste em 64 municípios. Vencida essa fase, a partir do dia 15 de outubro (data comemorativa do Dia do Professor) de 2009, o Projeto foi estendido pelo governo a todos os municípios brasileiros.
O requisito básico para aderir ao Projeto é que o professor esteja na ativa - mesmo que não atuando em sala de aula - nas redes pública ou privada de ensino básico, profissional ou superior de instituições credenciadas junto ao MEC. Para solicitar seu notebook, o professor deve se dirigir a uma agência dos Correios, que opere com o Banco Postal, ou a uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal (bancos parceiros do programa até o momento), munido da documentação exigida. O professor poderá optar por uma das seguintes formas de pagamento: à vista, financiamento, empréstimo ou consignação.
Cada professor só poderá adquirir um equipamento, cujo modelo pode ser escolhido dentre as marcas oferecidas pelos fabricantes integrantes do programa - respeitando as configurações mínimas estabelecidas - e cujos preços variam de R$ 1.199,00 a R$ 1.399,00. A escolha do modelo do computador portátil antes de se dirigir a uma agência para formalizar o pedido facilitará o atendimento. Após transcorridos os trâmites e tendo o crédito aprovado, o professor receberá o equipamento no endereço indicado no momento do pedido de aquisição. O prazo de entrega será informado no ato da adesão e dependerá do fornecedor escolhido. De qualquer forma, o professor poderá acompanhar o processo pelo site Correios Net Shopping (http://shopping.correios.com.br/wbm/store/script/store.aspx?cd_company=Tf04htqbUs0=). Caso a localidade indicada não esteja entre as quais os Correios fazem a entrega em domicílio, o equipamento deverá ser retirado na agência de correios mais próxima do endereço indicado.
Para maiores esclarecimentos, acessar o site <http://www.computadorparaprofessores.gov.br/>. Nesse endereço constam todas as informações sobre o Projeto: Apresentação, Requisitos, Benefícios, Como participar, Escolha do computador portátil, Bancos credenciados, Legislação e Perguntas Frequentes. Em caso de dúvida, os professores interessados podem enviar e-mail para < comp.paraprofessor@mec.gov.br > ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (CAC) dos Correios, através dos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 725 7282 (demais localidades).
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