Você está aqui!!!!

Visitantes do Edu-débora Schnek Inovando a Educação, desde a sua criação. Obrigado pela visita!!!

Seguidores

sexta-feira, julho 31, 2009

Produção de texto através de imagens

PRODUÇÃO DE TEXTO

Texto para esse fim (feito por Débora Schnek)

As imagens simples proporcionam aos alunos refletirem sobre a escrita, em seus fatores, como:

  • Formação de Frases,
  • Estruturação de Texto,
  • Segmentação de palavras,
  • Seqüência.

A produção textual na alfabetização pode ocorrer tanto individual como em agrupamentos e coletivas.

  1. Na individual: O aluno tem que elaborar sozinho todo o contexto da produção, todos seus elementos.
  2. No Agrupamento: Pode trocar informações, quanto na preocupação: com que palavras escrever, na seqüência, no contexto, na elaboração. Mas o agrupamento só vale se for produtivo, não adianta colocar alunos que não possuem afetividade, ou que possuem algum problema de relacionamento, mas a questão não é o nível de aprendizagem, pois nada impede de fases diferentes como a pré-silábica estar junto com um alfabético, pois o pré-silabico pode narrar os fatos e o alfabético registrar. Ambos poderão refletir sobre a seqüência, a formação de frases. Estruturando e organizando o pensamento.
  3. Na coletiva: A classe inteira reflete sobre o texto, a professora pode mediar com precisão, atendendo a diversidade de problema apresentado na produção textual.
  4. O texto coletivo pode ser de diversos contextos, como: correção de um texto já feito ou individual ou agrupado, ou na elaboração da produção de texto coletivo.
  5. A correção coletiva permite ao aluno checar a importância da sua produção, refletir sobre os erros, verificar acertos, solidificando ações. A correção coletiva potencializa a troca de informações entre todos, incluindo os itens: ortografia (na ortografia entra a segmentação), estrutura (entra a importância de parágrafos e pontuação). Deste modo não há necessidade de fazer uma correção integral, pois se pode dividi-la em etapas: num dia a correção ortográfica, em outro a estrutural, dependendo dos objetivos a serem atingidos durante a atividade de produção.
  6. Esses objetivos devem estar claro ao professor, que será o mediador.
  7. Planejar com antecedência, ter material suficiente a todos os alunos.










5 comentários:

  1. Gostei bastante do seu blog!!! Confesso que me ajudou muito!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, professora! Os desenhos irão me ajudar bastante a trabalhar com produção textal com meus alunos. Farei algumas adaptações e trabalharei as imagens com os educandos.
    Parabéns pelo blog! Está bacana!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns os desenhos são muito bons para a produção de texto porque são muitos deles a realidade dos alunos.

    ResponderExcluir
  4. muito bom gostei muito mesmo me judou para mim estudar na prova de redaçâo e literatura vlw

    ResponderExcluir

Espero que tenham gostado desta postagem!!! Isso mesmo aproveitem pra comentar... Amo comentarios!!!