Você está aqui!!!!

Visitantes do Edu-débora Schnek Inovando a Educação, desde a sua criação. Obrigado pela visita!!!

Seguidores

domingo, junho 28, 2009

O Grão e o Chão

Proposta de atividade para o 1º e 2º ano.
Quando a reflexão sobre a escrita, possibilita ampliar a vivencia da competência leitora.



1º Momento: Essa atividade tem como objetivo a leitura e a enfase da escrita, analise do poema, se há destinatários, a função social, a pseudo-leitura. Após a descoberta de palavras conhecidas e daquelas que podem vir a ser, a discriminação visual e linguistica.

Texto Fatiado

O segundo momento: A organização do texto fatiado. Ordem, sequencias, leitura e analise escrita. Realizada de forma coletiva na lousa. questionando aqueles que estão na hipotese silabico-alfabético, sobre a estrutura e sequencia textual, e questionando aos que estão silabicos com valor sonoro na distinção das palavras e a pseudo-leitura adquirir autonomia e exatidão.

Que palavra vem depois?


3º momento: Que palavra vem depois? Essa atividade é trabalhosa, pois se perde um pedacinho, o aluno se perde todo. Exige ir e vir no texto, ler e reler o que foi feito pra descobrir o que falta. Colocam em jogo vários aspectos textuais como: estrutura, o que vem depois de cada palavra, com que letra começa e com que letra termina. O texto desta forma proporciona reflexão sobre a segmentação, muitas vezes nem notado pelo aluno, mas que já deve ser incorporado desde as primeiras experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenham gostado desta postagem!!! Isso mesmo aproveitem pra comentar... Amo comentarios!!!