Você está aqui!!!!

Visitantes do Edu-débora Schnek Inovando a Educação, desde a sua criação. Obrigado pela visita!!!

Seguidores

sábado, agosto 01, 2009

Barretos- JEROMÃO

Escultura: Estátua em homenagem ao peão de boiadeiro – Jeromão.
Esta escultura encontra-se no Parque do Peão, local onde se realiza a festa do Peão de Boiadeiro uma vez por ano no mês de agosto, é um local considerado público por que existe alguns dias em que a entrada no parque é gratuita, podendo assim toda a comunidade apreciar a estátua.

Trata-se de uma representação do peão de boiadeiro no momento em que ele está indo para arriar o cavalo para a montaria, ele aparece na escultura carregando a sela e os apetrechos comuns à montaria.

Ela possui um apelido muito popular: Jeromão, uma alusão ao então presidente do clube Os Independentes Jerônimo Muzetti o Jerominho.


Vista posterior do Jeromão.

É uma obra que provoca no espectador uma identificação muito forte que se liga ao sentido primitivo onde o homem deve lutar e derrotar o animal, o momento em que o artista reproduz o peão é aquele em que o peão está somente alguns minutos da disputa e apresenta em seu semblante coragem e determinação de enfrentar o grande animal.

Exteriormente a feitura é o mais próximo do real possível, dá para ver a anatomia perfeita das mãos, o xadrez da roupa, o chapéu, etc., esta obra é de um enorme realismo, nos remetendo a estatuária grega como representação de um semi-deus e a sua arena.


Vista anterior do Jeromão.

Ela possui algumas peculariedades como: o material usado foi um poliéster desenvolvido pelo artista que não existe no mercado, ele fez em seu ateliê experimentações para chegar até este material, à intenção foi a de desenvolver algo que pudesse ser parecido com o bronze e o mármore, esta resina é sustentada por uma estrutura de ferro que foi calculada por engenheiros para não cair devido ao vento e chuva.


O por do sol e o Jeromão!!! Lindo!!!

Localização: Ela está no local mais alto do parque para que a sua presença seja notada até por quem passa na rodovia.

Tamanho: É uma estrutura de 27 metros acima da fundação, equivale a um prédio de dez andares, é do mesmo tamanho do Cristo Redentor sem contar com a base, é a maior estátua de um peão no mundo, pesa 210 toneladas no total entre a fundação e o peão.

O feitio: Ela foi feita em 8 partes, o ateliê foi dentro do parque e cada parte foi colocada com a utilização de um guindaste

Autor: Valter Corsino, ele foi o idealizador e o pesquisador do material.



Jeromão ao anoitecer.
É um monumento público que impressiona pela sua beleza e força, ao observar o Jeromão, confundem se as idéias: O parque é da estátua ou a estátua é do parque, a obra suplantou a idéia inicial de marketing e se tornou uma ilimitada manifestação artística, representando a figura mais marcante e popular da nossa região: O nosso Peão de Boiadeiro.

fonte: http://www.guiabarretos.com.br/index.php/parque-do-peao/jeromao-homenagem-ao-peao-de-boiadeiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenham gostado desta postagem!!! Isso mesmo aproveitem pra comentar... Amo comentarios!!!