Você está aqui!!!!

Visitantes do Edu-débora Schnek Inovando a Educação, desde a sua criação. Obrigado pela visita!!!

Seguidores

domingo, agosto 16, 2009

TIPOS DE PIPAS - PROJETO PIPA


PIPAS

CLASSIFICAÇÃO -

AS PIPAS E SEUS TIPOS

PLANAS

São as mais antigas pipas que se conhece.

Sua principal característica é terem a vela plana e todas as varetas de sua armação não apresentam envergação alguma. Em virtude disso, necessitam sempre de caudas para sua estabilização.

CURVAS

Sim maior característica constante na vela em ângulo (de 10 a 20º) ou envergação, caso do maranhão, por exemplo. Em conseqüência disso, possuem uma grande estabilidade, podendo até ser impinadas sem cauda, isto se forem bem confeccionadas (caso da arraia).

CELULARES

São divididas em dois tipos: as leves e as caixas. Em ambos os casos, sua principal particularidade é a de apresentar faces em diferentes planos. As leves têm partes soltas como o plástico, pano ou náilon, assim como a vareta frontal (fig. 1); as tipo caixa (fig. 2), possuem sua estrutura de forma rígida, que as tornam muito resistentes.

CAPUCHETAS DE SLEDS

As duas são de construção bem leves. Apesar da semelhança, apresentam a seguinte diferença: capuchetas não levam vareta alguma e devem ser construídas de papel (fig. 1). As de tipo sleds levam varetas verticais, podendo ser construída em papel, náilon ou plástico (fig. 2). Ambas podem ser usadas com ou sem cauda.

PARAFÓLIO

São parecidas aos para-quedas. Basicamente, são tubos sem armações que, através da força do vento, se avião. Possuem uma ótima perfórmace de vôo, sendo capazes de leventar grandes pesos. O número de tubos infláveis é variável e possuem várias pequenas quilhas, servindo como estirante e lemes direcionais ao mesmo tempo.


MULTIPLOS OU TRENS

Caracterizam-se de um conjunto de diversas pipas empinadas por uma única pessoa, podendo estar unidas entre si por uma ou mais linhas. A performance de vôo depende muito da própria confecção. Os seguintes itens devem ser rigorosamente obedeci dos: uniformidade de material, medidas das pipas e das linhas que as unem devem ser obrigatoriamente iguais e o peso das pipas deve ser exato. Exemplos: trem de pássaros (fig. 1) e centopéia (fig. 2).


FONTE: http://www.festivaldojapao.com.br/artesanato_pipa_02.htm

4 comentários:

  1. Edu gostei muito do seu blog é simplesmente sensacional, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. adorei... tenho que colocar em meu blog, pois quero promover um torneio de pipas..... retirando o ceról e fazendo grandes engenhos como este.
    Ao falar no inicio sobre estar de luto e a causa ser o professor, digo que sou da UDEMO, nada ligado a APEOESP, vejam só estou até agora passando informações de COMO FAZER A BRINCADEIRA PIPA SER UMA COISA GOSTOSA E PROMOVIDA PELA GESTÃO... Este é meu papél , promover arte, musica e cultura, Meio Ambiente e cobrar as ciclovias em São Bernardo do Campo

    ResponderExcluir
  3. Interessantíssimo o site !!! :-D
    Super instrutivo !!!
    Brigadão pela elaboração desta página.
    Abraço

    ResponderExcluir

Espero que tenham gostado desta postagem!!! Isso mesmo aproveitem pra comentar... Amo comentarios!!!